
Considerado um dos 20 melhores vinhos do mundo disponíveis no mercado inglês, abaixo de 20 libras. Safra após safra, o Amalaya encanta os apreciadores de Malbec, com seus aromas ricos, de morangos e amoras maduras, notas florais e terrosas, impressionante concentração de fruta e taninos suaves.
Uva: 85% Malbec, 10% Tannat, 5% Petit Verdot
Região: Valles Calchaquies, Salta
País: Argentina
Produtor: Colomé
Visual: Cor purpúrea com tons rubi.
Olfativo: No nariz, fruta (cereja, morango) muito fresca, seguida de violeta e pimenta branca.
Gustativo: Sedoso, copioso na fruta, fresco e equilibrado.
Características Climáticas: O clima é característico de alta montanha, perfeito para o cultivo biodinâmico, com pluviosidade ínfima de 50 a 120mm/ano, noites frias e dias quentes, estes normalmente entre 25 e 31ºC. O gradiente dia-noite pode chegar a 35ºC. A radiação UV é altíssima, com mais de 350 dias de sol no ano, o que favorece a concentração de cor, aromas e açúcares nas uvas.
Elaboração: Vinhedos cultivados biodinamicamente, irrigação por gotejamento. Colheita manual em março. Fermentação alcoólica lenta a baixas temperaturas, com leveduras selecionadas, com maceração de 25-30dias. A malolática foi realizada em barricas francesas para 50% do vinho, o restante em inox. Clarificação com claras de ovos da granja biodinâmica da Colomé.
Armazenamento: 8 meses, 75% em inox, 25% em barricas de carvalho
Temperatura de serviço: 17ºC
Harmonização: Músculo estufado com legumes aromáticos, páprica e ervas terrosas; Churrasco brasileiro; Escalopes de marreco ao molho agridoce de amoras; Lingüiça defumada condimentada com erva-doce.
Teor alcoólico: 14%
- Ano: 2019
- Origem: Argentina
- Varietal: Malbec