O nome Petit Verdot foi atribuído a casta por conta do pequeno tamanho de seu cacho e por existir em seus bagos frutos de cor escura e outros com tom esverdeado, graças a uma característica bastante predominante da cepa, o amadurecimento tardio. Sendo uma das castas com maior presença de flavonoides, a uva bordalesa Petit Verdot é uma das que mais trazem benefícios a saúde, contribuindo para o retardamento do envelhecimento e reduzindo os danos causados pelos radicais livres.
Casta(s): 100% Petit Verdot
Teor Alcoólico: 14,30%
Vinificação: A seleção manual das uvas antes de desengace. Pré-fermentação maceração durante 6 dias a 6°C. Fermentação alcoólica em tanques de aço inoxidável por 14 dias a 25ºC / 30ºC. Maceração pós-fermentativa de 15 dias. Descubado e fermentação maloláctica.
Envelhecimento: 80% envelhecido em barricas novas de carvalho francês durante 12 meses. 20% envelhecido em barris de carvalho francês segundo uso.
Visual: Cor vermelho escuro com tons azulados rubi.
Aroma: No nariz, frutado e fresco, com notas de frutos pretos e canela.
Paladar: Em boca é poderosa, aveludado, cheio, com taninos firme e um excelente equilíbrio entre a estrutura e acidez. Final longo.
Harmonização: Carnes vermelhas, carnes brancas, massas, carnes de caça, cordeiro e porco.
Temperatura de Serviço: Entre 16°C a 18°C.
- Ano: 2021
- Origem: Chile
- Varietal: Petit Verdot