Ícone de Garzón com assinaturas de Alberto Antonini, Germán Bruzzone e Eduardo Felix, Balasto possui grande elegância, estrutura e potencial. Blend de Tannat, Cabernet Franc, Petit Verdot e Marselan, este complexo tinto estagia em carvalho durante 20 meses. Balasto é o nome do solo majoritário nos vinhedos de Garzón, com origem granítica, que auxilia na excelente drenagem. O tinto possui os selos Descorchados "Melhor Blend" e Descorchados "Melhor Tinto do Uruguai."
Uva: 45% Tannat, 25% Cabernet Franc, 20% Petit Verdot e 10% Marselan
Região: Maldonado
País: Uruguai
Produtor: Bodega Garzón
Visual: Rubi intenso com reflexos púrpura
Olfato: Frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas, amoras e ameixas, notas minerais, de especiarias e defumadas, além de toques terrosos, de cacau e chocolate
Boca: Encorpado, com taninos firmes e ótima acidez. Seu final de boca é maduro e elegante, destacando-se por notas de chocolate, cacau e frutas maduras
Temperatura de serviço: 16ºC – 18ºC
Armazenamento: Fermentação em tanques de cimento de 8000 litros. Após esse processo o vinho estagia 20 meses em barricas e barris de carvalho francês (5000 litros)
Teor alcoólico: 14,5%
Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas e assadas com molhos ricos, churrasco, preparações à base de carne de porco com molhos à base de vinho, além de embutidos e queijos duros.
- Ano: 2018
- Origem: Uruguai
- Varietal: Assemblage