Tenuta Foppa & Ambrosi
Model: GOAT - The First
Product ID: 5441
Product SKU: 5441
GOAT - The First - Tenuta Foppa & Ambrosi 750ml

GOAT - The First - Tenuta Foppa & Ambrosi 750ml

Marca: Tenuta Foppa & AmbrosiModelo:GOAT - The First

Carregando...

G.O.A.T.

Sigla de Greatest of All Time - O maior de todos os tempos.

De todos os projetos já executados pela Tenuta Foppa & Ambrosi, o vinho GOAT usa do mais ousado de todos.

Para nós, enólogos de 24 anos, frente à safra histórica de 2020, deixar de investir em ingredientes de alto padrão, à altura do momento, seria uma loucura maior do que a loucura de aportar recursos sem nem mesmo tê-los.

Foi com a ajuda de um amigo apaixonado por vinhos, Carlos Lamego, que foram compradas as seguintes barricas de carvalho: Nadalie Perle Blanche e Seguin Moreau Icône Elégance (Carvalho Francês), e Seguin Moreau Classic M+ TH (Carvalho Americano).

Foram nestas barricas especiais, de primeiro uso, que o vinho da melhor uva Merlot da safra, oriunda de Pinheiro Machado/RS, maturou por 19 meses. O vinho GOAT é composto por 81,82% deste varietal, que foi dividido em três distintas barricas, para que cada uma agregue sua personalidade à uva referência do Rio Grande do Sul.

Pensando em ter um vinho para reforçar o caráter frutado do corte, agregamos antes do envase os 18,18% restantes com um vinho de uvas nobres Cabernet Sauvignon, sem passagem por carvalho, também do Terroir de Pinheiro Machado/RS.

O resultado disso é um vinho que estávamos estudando para desenvolver desde nosso início, em 2017. Um vinho que trouxesse a referência de ícones do Brasil e do mundo, de vinhos de tirar o fôlego e, assim, fazer nascer um dos melhores vinhos tintos da América do Sul e de todo o planeta.

 

Terroir: Pinheiro Machado/RS Serra do Sudeste/RS.

Uva: Assemblage/Corte: 81,82% Merlot - 18,18% Cabernet Sauvignon.

Elaboração: Recebimento das uvas, desengace e esmagamento, maceração a frio à 5°C pelo período 48 horas. Fermentação alcoólica aconteceu com a presença das cascas (maceração) por 10 dias, com a realização de remontagens diárias e temperatura controlada entre 20°C e 25°C. Descuba e prensagem do bagaço. Após o término da fermentação malolática, o vinho Merlot foi transferido para a três primeiras barricas de carvalho da história da Tenuta Foppa & Ambrosi, sendo duas de carvalho francês e uma americano, todas novas e de alto calão. Após 
19 meses amadurecendo nessas barricas de primeiro uso, o vinho foi removido para o blend final, onde foi adicionado 18,18% do total final de vinho Cabernet Sauvignon que não teve nenhum contato com carvalho, aportando fruta e agregando mais vivacidade para o vinho. Filtração e engarrafamento. Maturou em caves até o lançamento.

Maturação: 81,82% Merlot com 19 meses em barricas de carvalho francês e americano de primeiro uso e 18,18% Cabernet Sauvignon com 19 meses de aço inox, sem madeira.

Visual: Coloração rubi intenso e profundo.

Olfato: Aromas intensos de frutas vermelhas e negras maduras, geleia e compota. Toques láticos e doces provenientes da fermentação malolática, junto com notas de chocolate e baunilha do carvalho. Após alguns momentos em taça e decanter, notas complexas aparecem, como de especiarias, tostado, tabaco, café, baunilha, alcaçuz, e demais 
nuances encontradas em vinhos ícones globais.

Boca: Em boca é encorpado, com taninos presentes, macios e maduros, excelente acidez, fazendo o álcool e a madeira se integrarem perfeitamente e apresentando um grande potencial de guarda.

Temperatura: Consumo ideal entre 15 e 18ºC.

Harmonização: Vinho ideal para contemplação e apreciação aos mínimos detalhes. Para acompanhamento, sugerimos os melhores cortes de gado e cordeiro, além de carnes de caça. Massas e risotos com molhos condimentados e intensos.

Teor alcoólico: 15%

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Ano: 2020
  • Origem: Brasil
  • Varietal: Assemblage

Confira os produtos