
Pêra Manca Tinto 2015 750ml - Portugal
Marca: Fundação Eugénio de AlmeidaModelo:Pêra Manca TintoDisponibilidade: Imediata
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, no Alentejo (Portugal). Os seus estatutos foram redigidos pelo próprio fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva, no ano de sua fundação, em 1963. A missão institucional da Fundação concretiza-se nos domínios cultural, educativo, assistencial, social e espiritual, visando o desenvolvimento e elevação da região de Évora.
A partir da década de 1980, a Fundação criou uma exploração agropecuária e industrial de referência em Portugal, com o intuito de garantir a sustentabilidade econômica da instituição. Destacam-se as áreas da olericultura e da viticultura, sendo esta última responsável pelos vinhos da Adega Cartuxa, um dos pilares da Fundação Eugénio de Almeida.
A produção obtida nas vinhas é vinificada no Monte dos Pinheiros, propriedade que conta com uma das mais modernas adegas de Portugal e com uma capacidade de produção superior a seis milhões de garrafas a cada safra. Os vinhos mais especiais do instituto são estagiados num local histórico e sagrado, a Adega da Cartuxa, situada na Quinta de Valbom, nos arredores de Évora. Toda cercada por vinhas e com um charmoso enoturismo, a Adega da Cartuxa é visita obrigatória para todos os que se dirigem a Évora.
A vinícola conta com 600 hectares de vinhedos próprios, com as vinhas em permanente processo de renovação e reconversão. Para os vinhos brancos, as principais castas utilizadas são Roupeiro, Antão Vaz e Arinto. Já para os tintos, as uvas mais usadas são Trincadeira, Aragonez e Castelão.
Na Quinta de Valbom, também está situado o histórico Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, conhecido comumente como Convento da Cartuxa. Construído entre 1587 e 1598, é utilizado pelos Monges Cartuxos em suas vidas dedicadas às orações. Após passar por uma série de reformas, o Mosteiro segue como um local de contemplação.
Prezando pela excelência e autenticidade, a empresa produz alguns dos vinhos mais emblemáticos do mundo, como a linha Cartuxa, a linha EA e o Pêra-Manca, sendo este último associado ao Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, um antigo mosteiro de ordem religiosa católica que remonta o século XV e que está localizado na região de Évora, cidade considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. Com base no sucesso de sua filosofia de negócios, os rótulos da Adega já foram agraciados com as mais diversas premiações internacionais do setor.
Além da viticultura, a Fundação Eugénio de Almeida produz, no Lagar Cartuxa, três azeites de oliva extra virgens de qualidade superior, com as marcas EA, Cartuxa e Álamos. Com uma área total de 400 hectares de olivais, as principais variedades de azeitonas cultivadas pela empresa são: Galega, Cobrançosa, Cordovil e Verdeal.
A Adega Cartuxa possui disponível o enoturismo, para que os interessados possam visitar as dependências da vinícola e conhecer a história da empresa. Além disso, quem visita o local pode conhecer os métodos de produção dos rótulos e degustar os vinhos e azeites disponíveis no portfólio. No centro de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida conta também com um dos melhores restaurantes da cidade, a Enoteca Cartuxa.
Uva: Aragonez, Trincadeira
Região: Alentejo
País: Portugal
Produtor: Fundação Eugénio de Almeida
Teor alcoólico: 14,5%
Armazenamento:A história do Pêra-Manca Tinto remonta a tempos ancestrais e conta com muitas curiosidades e episódios que, desde 1365, são associados a este vinho. Uma história que a Adega Cartuxa soube interpretar e que vem juntando todo o seu conhecimento e dedicação, sempre que se reúnem as condições de o poder realizar.
Nas palavras do enólogo da Fundação Eugénio de Almeida, Pedro Baptista, “A cada ciclo que se completa nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, corresponde o renascer da oportunidade de criar novos vinhos de caráter e perfil “Cartuxa”, onde se destaca, inevitavelmente, a expectativa que, sob as cepas que dão origem às uvas do Pêra-Manca Tinto, tenha caído toda a generosidade da natureza que permite a obtenção de vinhos dessa excelência.
Fruto de um ano desafiador, marcado por condições climáticas excepcionalmente secas, a safra 2019 deste ícone expressa a essência de uvas que alcançaram o auge da maturação.
Depois de passarem por uma cuidadosa fermentação, com 18 meses de estágio em tonéis de carvalho francês e mais quatro anos de estágio em garrafa nas caves do Convento da Cartuxa, apresentam um extraordinário potencial qualitativo, sobretudo para as castas autóctones, mais bem adaptadas ao clima severo do Alentejo.
Visual: Vinho de tonalidade granada
Olfativo: Revela um bouquet envolvente, onde se destacam aromas de fruta madura, amoras silvestres e ameixa, com nuances de compota de ginja, especiarias, pimenta preta e zimbro. Apresenta ainda delicadas notas balsâmicas e um sutil toque vegetal, evocando feno seco.
Gustativo: Na boca, surpreende pelo frescor, elegância e notável equilíbrio. É denso e ao mesmo tempo delicado, com taninos firmes mas sedosos, proporcionando uma prova envolvente e persistente. O final é longo e expressivo, com notas de mato e esteva que acentuam o seu caráter autêntico e distinto.
Harmonização: Assados, caça e queijos azuis
- Ano: 2015
- Origem: Portugal
- Varietal: Assemblage






