A palavra Egiodola é a contração de duas palavras bascas, egiasko odola, que significam ‘Sangue de Verdade’. Esta variedade foi plantada em 1988 pela família do Sr. Plínio Pizzato. À época, o incentivo surgiu a partir de uma visita técnica organizada por produtores da região ao Uruguai. A partir do que foi visto em tal país, a partir de 1985 foi desenvolvido um programa de testes de variedade alternativas e sistemas de condução verticais (lira e espaldeira). Para a produção foi fermentado e macerado em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada. Tempo total de fermentação e maceração: 6 dias. Transformação malolática completa, sem inoculação. Amadurecimento em barris de carvalho francês, mistura final em tanques e engarrafamento, posterior amadurecimento em garrafa.
Uva: Egiodola
Região: Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, RS)
Produtor: Pizzato
Teor Alcoólico: 13,5%
Temperatura: De 15 a 18°C
Visual: Apresenta cor intensa, vermelho-rubi.
Olfativo: Aroma de frutas vermelhas, carne crua, amoras, cereja, chá de infusão de ervas, terroso, groselha, especiarias, vinho do Porto e couro mineral.
Gustativo: Em boca é encorpado, com taninos expressivos. Persistente no retro-olfato de frutas vermelhas maduras e especiarias.
Armazenamento: 9 meses em barris de carvalho francês de 1º e 2º uso.
Harmonização: Carnes Vermelhas. Carnes Brancas. Charcutaria e Queijos. Carnes vermelhas com gordura intermediária. Aves em preparo mais condimentados. Molhos com funghi fresco. Rosbife. Carne suína. Queijos meia-cura.
- Ano: 2020
- Origem: Brasil
- Varietal: Egiodola