A Quinta das Camélias situa-se na Região Demarcada do Dão, na aldeia de Sabugosa, a 14 Km de Viseu. É uma propriedade de 25 hectares dos quais 18, estão ocupados com vinha. O início das práticas vitivinícolas na região do Dão, perde-se na memória dos tempos, sendo por demais evidentes os indícios remotos desses trabalhos. As “Lagaricas” ou “Lagaretas”, depressões escavadas na rocha, utilizadas na extração do sumo das uvas, são o paradigma desses vestígios ancestrais. O fornecimento de vinho à Embaixada de Portugal, nos Estados Unidos da América, na década de 1940, por indicação expressa do então embaixador Dr. Pedro Teotónio Pereira, era efectuado a partir do vinho produzido na Quinta das Camélias, sendo as respectivas barricas lacradas com a chancela da Embaixada.
Região: Dão
País: Portugal
Uva: Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz
Teor alcoólico: 14,5% de teor alcoólico
Armazenamento: 12 meses em barricas de carvalho americano e francês de tosta média
Visual: Coloração grenada profunda
Olfato: Muito complexo e aprimorado, revelando notas de ameixa e amora preta madura com ligeira passa, frutos secos e especiarias finas de canela e cravinho casadas com suaves notas balsâmicas
Boca: Volume bem desenhado, muito equilibrado e harmonioso, com taninos sedosos e firmes. Revela elevada finura e requintado bouquet com longa persistência.
Temperatura: 16°C e 18°C
- Ano: 2016
- Origem: Portugal
- Varietal: Assemblage